Procon Municipal de Cacoal acompanha a BLACK FRIDAY

A Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, ocorre nesta sexta 27 de novembro de 2020, tradicional por acontecer sempre na última sexta-feira do mês de novembro. 

Para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que o consumidor fique atento, desde já, aos preços dos produtos que pretendem comprar.
Para orientar os consumidores, o PROCON MUNICIPAL DE CACOAL-RO se moveu até diversas lojas para fiscalizaras falsas promoções, venda de produtos que não estejam em estoque, à falta de informações precisas ao público, entre outras violações à Lei n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), bem como para tirar dúvidas dos consumidores e os instruírem para não serem enganados e estarem cientes dos seus direitos neste grande momento do ano para os consumidores.

Ademais, por estarmos vivendo durante um período da pandemia, as compras on-line aumentaram, o que consequentemente faz com que os números de casos de fraude aumentem e o número de reclamações também, segue algumas dicas fornecidas pelo PROCON para que os consumidores não sejam enganados: 

  1. Sempre desconfie de preços muito abaixo da média, pois é claramente um indício de fraude. Bem como tenha cuidado extra com ofertas realizadas em redes sociais. 
  2. Prefira pagar suas compras on-line com cartão de crédito, e tenha cuidado com sites que exijam boletos ou transferência bancária direta, pois o ressarcimento é muito difícil nesses casos. 
  3. Nunca informe seus dados bancários para terceiros em redes sociais no momento da compra, caso o lojista vier requerer os dados se negue. 
  4. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contactada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 
  5. É possível verificar o número de reclamações sobre a fornecedora utilizando o site “reclameaqui”, onde também é possível ver os comentários acerca das lojas ao qual pretende-se efetuar a compra. 

Em casos que o consumidor se sentir lesado, pode entrar em contato com o PROCON pelo número 69-3907-4132, ou efetuar denúncia direta no 151.